Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MUSEU DE CULTURA POPULAR DJAMA MARANHÃO COMEMORA A 9ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS


Com o tema “Museu e Memória”, a Semana Nacional de Museus chega a sua 9ª edição com a proposta de intensificar uma concentração de atividades dos museus brasileiros em torno de um tema comum, garantir divulgação nacional dos espaços e de suas agendas e promover a integração das instituições museológicas, estimulando suas relações com a sociedade. De 16 a 22 de maio os museus brasileiros se mobilizam em torno da semana como forma também de celebrar o Dia Internacional dos Museus, que é comemorado no dia 18 de maio. Em comemoração, o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão realizará diversas atividades como, cursos, oficinas, exposições e apresentação de João redondo.


Desde que foi inaugurado o local participa da Semana Nacional de Museus elaborando uma programação. Este ano a programação conta com apresentação de bonecos de João redondo, visitas guiadas, palestras no museu e oficina de teatro. Do dia 16 ao dia 22, quem visitar o museu terá a oportunidade de conferir as palestras, “Museu e Folclore’’, “Importância dos Museus”, “Natal e Memória e Memória da Cidade do Natal através de crônicas e poesias”. As palestras acontecem no auditório do museu. Além das apresentações de Teatro de Bonecos com o arte educador Genildo Matheus e do curso Museu e Folclore.


A Semana Nacional de Museus deste ano conta com 994 museus e instituições culturais em 502 cidades brasileiras, totalizando mais de três mil atividades. Temas como patrimônio imaterial, público jovem, amigos, turismo, patrimônio universal e mudança social já foram abordados em edições anteriores.



MUSEU DE CULTURA POPULAR DJALMA MARANHÃO



O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, vinculado a Prefeitura Municipal do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte foi inaugurado em 22 de agosto de 2008 e localiza-se no prédio da antiga Rodoviária de Natal, no bairro da Ribeira. Composto de um acervo expressivo da cultura popular, o espaço apresenta em seus núcleos expográficos elementos das mais diversas expressões populares do Rio Grande do Norte. A exposição permanente é formada por elementos da religiosidade, danças, bonecos de João redondo, brinquedos, esculturas, cordéis e exibição de vídeos documentários dos fazeres e saberes do homem potiguar. Atualmente, encontra-se aberto às instituições culturais e de ensino público e privado para visitação e a realização de eventos correlatos.



PALETRAS


18/05 – 10h (auditório)


Museu e Folclore / José Augusto


19/05 –10h (auditório)


Importância dos Museus / Odinélia Targino


19/05 – 15h (auditório)


Natal e Memória / Haroldo Maranhão


20/05 – 10h (auditório)


Memória da Cidade do Natal através de crônicas e poesias / José Augusto e João Kikumoto



OFICINAS


16 a 18/ 05 - 14h30 (Galeria Newton Navarro)


Oficinas de teatros – jogos teatrais / Leonardo Prata



APRESENTAÇÕES


17/05 – 10h / Teatro de Bonecos (João Redondo) – Genildo Matheus


18/05 – 15h / Teatro de Bonecos (João Redondo) – Genildo Matheus


20/05 – 15h / Teatro de Bonecos (João Redondo) – Genildo Matheus



CURSO


24 a 27/05 – 15h / Museu e Folclore (José Augusto)




SERVIÇO:


Semana Nacional de Museus


Quando: de 16 a 22 de maio


Onde: Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão


Praça Augusto Severo, Ribeira.


Visitação: De terça a sexta das 9h às 17h


Sábado, Domingo e feriados facultativos das 10h às 17h


Informações / Agendamentos: 3232 8149

Nenhum comentário:

Postar um comentário