Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

BANDA SINFÔNICA DA CIDADE DO NATAL ENCANTA ALUNOS DA ESCOLA EMÍLIA RAMOS DURANTE CONCERTO DIDÁTICO

Os alunos do 1º ao 3º do ensino fundamental da Escola Municipal Profª Emília Ramos, no bairro de Cidade Nova tiveram uma manhã diferente no dia de hoje. Cerca 325 crianças participaram do 1º Concerto Didático da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, promovido pela Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUCARTE).

Durante o evento, que contou com a presença do presidente da FUCARTE, professor e músico, Roberto Lima, na oportunidade representando a prefeita Micarla de Souza, os músicos apresentaram cada um dos instrumentos que compõem a banda, divisão, composição, função e os sons extraídos deles.

A diretora da Escola, professora Regina Maria da Silva Dantas saudou os presentes e falou da importância da iniciativa da FUCARTE. “É muito bom tê-los aqui, é um momento muito importante para essa nossa platéia, uma comunidade que é tão carente de eventos como esse, com boa música. Parabéns pela iniciativa”, afirmou Regina Dantas.

Interpretando canções infantis, cantigas de roda, clássicos como o “Tema da Vitória”, e composições de Michel Jackson, a banda prendeu a atenção das crianças durante todo o tempo. O concerto foi contagiante para as amigas Fernanda Andriele e Irlem Basílio de Souza, ambas com 9 anos, e alunas da 3ª série.

Fernanda afirmou que gostou muito, “nunca tinha ouvido músicas diferentes, foi muito bom conhecer os instrumentos. E gostei mesmo da música da Pantera Cor de Rosa”, afirmou com os olhos brilhantes.

Irlem de Souza também gostou “nunca tinha participado de um concerto como esse, gostei de todas as músicas, foi muito bom”, lembrou entusiasmada. Outra que curtiu muito a apresentação foi a Rayelly da Silva Medeiros, 8 anos, também aluna da 3ª série. “Achei muito legal, bom para aprender sobre os instrumentos”.

O projeto do Concerto Didático acontecerá toda última quarta-feira do mês, em uma escola da rede municipal, em cada uma das regiões da cidade, e tem como objetivo despertar nas crianças o interesse pela música. Durante as apresentações os alunos conhecerão um pouco de cada um dos instrumentos que compõe a banda.

Fundada no ano de 1982, a banda tem como finalidade apresentar concertos educativos, oficiais e populares, divulgando a música erudita e popular de todos os povos. A Banda Sinfônica da Cidade do Natal tem como maestro o professor José Roberto Silva, natural de Natal, é Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba, foi músico fundador da Orquestra Filarmônica Norte Nordeste, participou de cursos de regência e composição com os maestros Eleazar de Carvalho, Ailton Escobar, Isaac Karabichevisk, Marlos Nobre, dentre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário