Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Funcarte adquire equipamentos para montar o Núcleo de Novas Mídias

Com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) está adquirindo equipamentos audiovisuais para montar o Núcleo de Novas Mídias. Serão adquiridas três câmeras digitais da marca Sony Modelo HVR, duas ilhas de Edição Macintosh com Final Cut Pro, tripés, iluminação e outros equipamentos para produção de documentários e filmes de ficção. O novo núcleo vai fomentar a produção audiovisual de Natal
O IPHAN é uma autarquia do Governo Federal responsável pela preservação do acervo patrimonial cultural do país. A instituição obedece a um princípio normativo, atualmente contemplado pelo artigo 216 da Constituição da República Federativa do Brasil, que define patrimônio cultural a partir de suas formas de expressão; de seus modos de criar, fazer e viver; das criações científicas, artísticas e tecnológicas; das obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e dos conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
O pregão eletrônico para compra desses equipamentos foi realizado na última quinta-feira, dia 21. A Funcarte e o MinC (Iphan) investiram 108 mil reais na compra. Os equipamentos servirão também para atualizar a produção de documentários que fazem parte do acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, mas principalmente servirão para implementar o desenvolvimento do setor audiovisual de Natal.
O Núcleo de Novas Mídias vai abrir editais para o empréstimo desses equipamentos, tanto para produção como para finalização de documentários de curta e longa metragem.
"A criação desse núcleo e a disponibilização desses equipamentos para os produtores audiovisuais será um divisor de águas no setor", disse Edson Soares, diretor do Departamento de Atividades Culturais da Funcarte. "Quem tem um bom roteiro na mão e um mínimo de recursos, vai poder realizar o seu sonho, produzindo seu filme através dos editais que serão abertos no segundo semestre de 2010. Será uma revolução no setor". Concluiu Edson Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário