Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 13 de abril de 2010

REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA CULTURA PROMOVE WORKSHOP PARA APRESENTAR O PROGRAMA MAIS CULTURA

Programa beneficiará comunidade da Zona Norte da capital

Nesta sexta-feira, a Fundação Cultural Capitania das Artes - Funcarte receberá a representante do Ministério da Cultura, Silvana Tamiazi, que fará um workshop para esclarecer aos representantes de várias secretarias municipais e instituições, o teor do programa Mais Cultura.

O programa, lançado em outubro de 2007, marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica, direito de todos os brasileiros, tanto quanto a alimentação, a saúde, a moradia, a educação e o voto. A partir desse Programa, o Governo Federal incorpora a cultura como vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política. Trata-se de um programa pautado na integração e inclusão de todos os segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira. O Mais Cultura é financiado pelo PAC da Cultura.

Aqui em Natal, o programa será implantado na Escola Municipal Laércio Fernandes, localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte. No terreno da escola será construído um Ponto de Cultura, que irá oferecer a comunidade do bairro e adjacências cursos de teatro, dança, artes plásticas e um espaço para apresentações culturais e prática de lazer. Mas antes mesmo do início das obras, o local já começará a ser utilizado, com o projeto Canteiro Mais Cultura, que transforma o canteiro de obra em palco para atividades sociais e culturais, como exposições, oficinas de capacitação, festas, feiras e reuniões.

O workshop terá a consultoria do Instituto Elos, uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada por um grupo de arquitetos urbanistas. Na oportunidade, a representante do Ministério da Cultura irá explicar como funciona o Canteiro Mais Cultura. Participarão do encontro técnicos da Funcarte, da Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes - SEHARPE, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Informação Tecnológica - SEMPLA, da Secretaria Municipal de Educação - SME, da Caixa Econômica Federal e da Escola Municipal Laércio Fernandes.

Nos dias 17, 18 e 19 de abril estão programadas reuniões e visitas técnicas na própria Escola Municipal Laércio Fernandes, com participação de Silvana Tamiazi e de representantes da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário