Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 20 de abril de 2010

BAIRRO NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO SERÁ BENEFICIADO COM PROJETO DE INCENTIVO À CULTURA







Desde a última sexta-feira (16), representantes da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal de Educação, líderes comunitários do bairro de Nossa Senhora da Apresentação e técnicos de várias secretarias municipais estão reunidos para tomar conhecimento do projeto Mais cultura, um programa lançado em outubro de 2007 pelo Governo Federal e marca o reconhecimento da cultura como necessidade básica e direito de todos os brasileiros. A partir desse Programa, a cultura é considerada um vetor importante para o desenvolvimento do país, incluindo-a na Agenda Social - política. Trata-se de um programa pautado na integração e inclusão de todos os segmentos sociais, na valorização da diversidade e do diálogo com os múltiplos contextos da sociedade brasileira. O Mais Cultura é financiado pelo PAC da Cultura. O projeto original está orçado em 1,3 milhão de reais e a Prefeitura Municipal do Natal entra com a doação do terreno para a construção de um ponto de cultura que irá beneficiar os moradores do bairro de Nossa Senhora da Apresentação e adjacências.

Na sexta-feira durante toda tarde, foi realizado no auditório da Funcarte um Workshop que teve como objetivo explicar a metodologia do projeto. O workshop foi ministrado por coordenadores do Instituto Elos, uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos, fundada por um grupo de arquitetos urbanistas que está dando consultoria técnica ao Ministério da Cultura, ajudando na implantação do programa em todo país. Na ocasião, além de apresentar a metodologia do programa, foi apresentado também a planta do projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, que será executado na Escola Municipal Laércio Fernandes, localizada no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte. No terreno da escola será construído um Ponto de Cultura, que irá oferecer a comunidade do bairro e adjacências cursos de teatro, dança, artes plásticas e um espaço para apresentações culturais e prática de lazer. Mas antes mesmo do início das obras, o local já começará a ser utilizado, com o projeto Canteiro Mais Cultura, que transforma o canteiro de obra em palco para atividades sociais e culturais, como exposições, oficinas de capacitação, festas, feiras e reuniões.

No sábado, o dia foi dedicado à comunidade. O pessoal do Instituto Elos, da Secretaria de Educação, Funcarte, CEF e demais órgãos envolvidos estiveram reunidos com a população do bairro de Nossa Senhora da Apresentação para fazer um mapeamento das manifestações culturais e esportivas já realizadas pela comunidade. É esse material que vai nortear as atividades que serão executadas no Ponto de Cultura.
Na tarde desta segunda-feira (19), o grupo esteve na Caixa Econômica Federal definindo o cronograma de excussão do projeto e contou com a presença da representante do Ministério da Cultura, Silvana Tamiazi , coordenadora do programa Mais Cultura.








Nenhum comentário:

Postar um comentário